Santos no Centro das Discussões da Economia Criativa a Nível Mundial

EXPO Cidades Criativas Brasileiras recebe mais de 5 mil pessoas, movimenta economia regional e incentiva formação de novos empreendedores

A EXPO Brazilian Creative Cities, evento que movimentou durante os dias 18 e 22 de julho o Blue Med Convention Center,  em Santos (litoral de São Paulo) recebeu cerca de 5 mil pessoas. Os visitantes puderam acompanhar mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas, e mais de 30 expositores ligados direta e indiretamente ao setor.

A presidente do Santos Convention & Visitors Bureau Vanessa Lombardi, responsável pela organização da EXPO em conjunto com a Prefeitura de Santos, destaca a importância do evento sediado pela cidade. “A economia criativa movimenta o mercado e incentiva diretamente o empreendedor a contribuir com a economia local. E nós trabalhamos para que o evento pudesse mostrar todo o potencial de Santos, tanto na infraestrutura, quanto no atendimento e serviços”, finalizou.

Os estandes apresentaram iniciativas de sucesso de onze criativas brasileiras que integram a rede da UNESCO, entre elas Belém (PA), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). O público também pôde provar iguarias como as ostras de Florianópolis (SC) – mais de 200 dúzias foram servidas no estande da cidade – e os diferentes pratos das cinco Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, compratos de renomados chefs de cozinha. Com preços de até R$ 45, foram servidos mais de 500 pratos, entre eles a paella caiçara Arroz do Lagamar, da chef Silvana Aguiar, de Ilha Comprida (SP).

No espaço do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 28 artesãs de Santos puderam expor seus produtos a visitantes do Brasil e exterior, como Noruega, México e Indonésia, além de fortalecer e ampliar sua própria rede. Foram comercializadas bolsas, roupas customizadas e bijuterias e, ao final do evento, o grupo ainda recebeu um convite do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) para uma futura colaboração.

Mais de 840 pessoas se inscreveram e participaram das atividades ocorridas no espaço do Governo do Estado de São Paulo, que abordou o turismo como fomento à economia de 21 cidades e nove rotas turísticas: Águas Sertanejas, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Lagamar, Roteiro dos Bandeirantes, Serra do Itaqueri e a RT Mananciais, Arte, Aventura e Negócios.

Outros números: mais de 2 mil fotografias registraram os visitantes em uma réplica do tradicional bonde do Centro Histórico de Santos, representado no estande da cidade anfitriã; mil vídeos interativos em 360° foram gravados em uma plataforma giratória e direcionados diretamente para celulares, já em formato para as redes sociais.

E antes do encerramento da EXPO, um exemplo prático da importância da cooperação no desenvolvimento da economia criativa: inspirada por um tradicional sabor de Santos e por uma bebida artesanal de um estande vizinho, a idealizadora da Estação Brigaderia, Andrea Castro, lançou dois novos sabores: o “Brigadeiro Rei” e o “Gabriela Paraty”. Entre bolos e brigadeiros, sua estação comercializou mais de mil unidades, com um faturamento de cerca de R$ 3 mil.

A EXPO Brazilian Creative Cities foi organizada pela Prefeitura de Santos e o Santos Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio da DP World Santos, Terracom e Gelog e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP e o Blue Med Convention Center/GL Eventos.

Encerramento da XIV Conferência da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em Santos, destaca oportunidades para o desenvolvimento sustentável 

Realizada pela primeira vez na América Latina a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, ocorreu no Centro de Convenções Blue Med, em Santos, e juntamente com a Expo e outras atividades paralelas realizadas no Centro Histórico da cidade, transformaram o município do litoral paulista no centro da discussão do assunto no País, durante cinco dias do mês de julho.

Cerca de 300 participantes, entre prefeitos e vice-prefeitos e representantes de 106 cidades criativas de 90 países estiveram reunidos desde segunda-feira (18) para discutir, entre outros tópicos, a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis, especialmente no período pós-pandemia. 

Entre as delegações internacionais, estiveram representadas cidades como Jacarta, Istambul, Seul, Milão, Guadalajara, Bristol e Quebec; do Brasil, passaram pelo Centro de Convenções representantes de João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Belém (PA), Fortaleza (CE), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

O tema do encontro deste ano foi Criatividade, Caminho para a Igualdade. A partir dele, as cidades-membro refletiram coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da UNESCO. 

Em mensagem gravada em vídeo, o diretor-adjunto de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone, que esteve na cidade durante a Conferência, ressaltou a hospitalidade e o esforço de Santos para realizar o evento, mesmo enfrentando dois anos de adiamento devido a pandemia da COVID-19.  “Esta foi a primeira edição do encontro na América Latina, o que ressalta a crescente diversidade da nossa Rede de Cidades Criativas”, completou.

O Embaixador do Brasil na UNESCO, Santiago Mourão, enfatizou “Santos é uma cidade que simboliza fortemente o poder da criatividade e do desenvolvimento criativo. Mais do que espaços físicos, as cidades são verdadeiros atores e precisam de apoio para continuar avançando, com visões e valores compartilhados”.

Já o Prefeito de Santos, Rogério Santos, ressaltou:“Durante os cinco dias de Conferência fizemos uma grande imersão em economia criativa, aprendizado, vontade e esperança. Ainda temos muito a executar, mas o que importa é que estejamos juntos trabalhando para reduzir as desigualdades sociais”. 

Dentre a programação das atividades culturais paralelas, destaque para aulas show de gastronomia, apresentações de dança e expressões culturais, e shows de nomes como Maria Rita, Paula Lima e Frejat. Toda programação gratuita e aberta ao público local e turistas que visitavam a cidade por conta das férias de julho.

Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2015, por sua atuação referencial no audiovisual, tornando-se a primeira da América Latina a receber o “selo” de Cidade Criativa neste segmento. Da mesma forma, também é o primeiro município latino-americano a sediar uma edição da Conferência.

Uma apresentação da Escola de Samba União Imperial, de Santos, encerrou a cerimônia. A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas foi organizada pela UNESCO em colaboração com a cidade-sede Santos, com apoio do Santos Convention e Visitors Bureau e patrocínio da DP World. A próxima edição do encontro anual acontece em 2023, em Istambul, na Turquia. 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.