Media Briefing Programa | Visita na Record Litoral

A partir do pedido da prefeitura de Santos com a direção da Record Litoral, será feita entrevista no programa Visita na Record Litoral para conhecer mais sobre a GL events, que irá assumir a concessão do Santos Convention Center.

O programa de entrevistas Visita na Record Litoral, que aborda as empresas que atuam em Santos e no Vale do Paraíba, vai ao ar aos sábados, às 14h30, com reprise aos domingos, às 9h30.

Tatiana Marques – Chefe de Redação na Record Litoral

Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília, em Santos, iniciou a carreira em rádio. Atuou nas emissoras Transamérica e Litoral, bem tradicionais na Baixada Santista. Teve passagem por emissora afiliada à Rede Globo. Em Sorocaba, foi editora do G1 e também teve a grande oportunidade de ser editora de texto temporária da TV Tem. Ainda foi repórter na Santa Cecília TV, em Santos. No centro oeste paulista, ingressou na Record TV. Hoje ainda assume o comando do Visita da Record, um dos principais programas de entrevistas da emissora.

 

Perguntas que serão abordadas durante a entrevista

–  GL EVENTS É UMA EMPRESA QUE TEM IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL. COMO FOI A DECISÃO DE COMEÇAR A ATUAR NO BRASIL?

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. 

A marca chegou ao país em 2006 e está presente nas suas três principais capitais turísticas e de negócios: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. No auge de sua trajetória e maturidade, a companhia ainda tem fôlego para novos projetos e mantém-se atenta às oportunidades. O Brasil é um mercado extremamente importante para a GL events por sua potencialidade, tanto internamente quanto internacionalmente. Nosso plano estratégico para o país possibilita a expansão de uma série de nossas atividades, a exemplo de Santos, onde assumimos recentemente a gestão do novo centro de convenções da cidade.

– O SENHOR INCLUSIVE ESTÁ AQUI DESDE 2006? 

Isso, cheguei ao Brasil junto com a empresa em 2006 sendo o único grupo da América Latina a trabalhar em toda a cadeia de produção de eventos. Ao chegar, eu assumi a direção do Riocentro, no Rio de Janeiro, cargo que ocupei até o fim de 2008. No ano seguinte, assumi também a direção da então HSBC Arena, atual Jeunesse Arena, também no Rio, posição que mantive até julho de 2009. Em seguida, passei a responder pelo cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócio no Brasil, função exercida até dezembro de 2013, quando assumi a direção do São Paulo Expo, maior centro de exposições da América Latina. Em fevereiro de 2018, me tornei CEO do grupo no Brasil.

– QUANTOS EVENTOS SÃO FEITOS POR ANO PELA GL E DE QUE TIPO SÃO (FEIRAS E FESTIVAIS)?  

Temos experiência em mais de 40 anos de atuação. Atualmente o grupo conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.

 – A GL EVENTS FATUROU MAIS DE 1 BILHÃO DE EUROS EM 2019. QUANTO JÁ INVESTIU NO BRASIL?

Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B –, a GL events faturou 1.173 bilhão de euros em 2019 e já investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil – maior operação depois da França e da China.

 – A GL TAMBÉM TEM OUTRAS EMPRESAS INSERIDAS, COMO A GL EVENTS VENUES. ESSA FAZ O GERENCIAMENTO DE FEIRAS, SHOWS?

A companhia reproduz no Brasil o modelo de negócios da matriz, com um portfólio de empresas que atuam em linhas de negócios complementares. A GL events Venues faz a gestão de espaços para feiras de negócios, congressos, shows e eventos culturais, esportivos e sociais. Atualmente, administra os centros de exposições São Paulo Expo – o principal destino de eventos da América Latina – e Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil.

 No Rio de Janeiro, ainda é responsável pela Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil. O equipamento recebeu investimentos da GL events para que se tornasse um dos mais modernos do mundo. Os três espaços recebem mais de 300 eventos e um público superior a 4,5 milhões de visitantes por ano.

Em julho de 2019, a empresa venceu a licitação para fazer a gestão do Centro de Convenções de Salvador pelos próximos 25 anos. Neste período, a companhia vai investir ao longo da concessão cerca de R$ 50 milhões no equipamento e sua meta é contribuir para valorizar o destino, incrementar a economia local e transformar a cidade em um dos mais importantes destinos de eventos da América Latina, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em setembro de 2020, a GL events venceu a licitação para gerir o novo centro de convenções de Santos pelos próximos 24 anos.

– TAMBÉM TEM A GL EVENTS LIVE, QUE ATUOU NA MONTAGEM E FORNECIMENTO DE INSTALAÇÕES TEMPORÁRIAS DE TODOS OS GRANDES EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA?

A GL events Live é especializada na concepção, produção e fornecimento de serviços e instalação de estruturas temporárias para eventos de todos os tipos e portes. A empresa atuou na montagem e fornecimento de instalações temporárias de todos os grandes eventos internacionais realizados no Brasil e na América Latina – Jogos Panamericanos de 2007, Rio + 20, Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Jornada Mundial da Juventude e Olimpíadas Rio 2016, além de eventos esportivos e festivais, como Fórmula 1, Game XP, Rock in Rio. Em 2019, a GL events Live ampliou ainda mais sua estrutura para atender à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), em Madri, e aos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

– AGORA NO MÊS DE SETEMBRO, VENCEU A LICITAÇÃO PARA GERIR O NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES DE SANTOS. COMO VAI SER ESSE ESPAÇO?

Em fase final de construção, o Santos Convention Center terá mais de 32 mil m² de área total, pavilhão de feiras e exposições climatizado com 9 mil m², sala de convenções e shows com capacidade para receber 3 mil pessoas e quatro auditórios de apoio – que podem ser subdivididos em oito salas. Com projeto arquitetônico modernista, o centro de convenções conta ainda com heliponto, camarins e estacionamento coberto com 400 vagas. 

– QUANTO A EMPRESA PRETENDE INVESTIR NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE SANTOS? COMO ESTÁ A CONSTRUÇÃO? FASE FINAL?

Vamos investir R$ 48 milhões ao longo dos 24 anos de concessão, para qualificação do equipamento, tecnologia e captação de eventos nacionais e internacionais. O Santos Convention Center promete ser um hub de eventos de infraestrutura, logística, do setor marítimo e Offshore, além de corporativos e sociais, incluindo shows.

– A LOCALIZAÇÃO DE SANTOS, COM O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA, IRÁ AJUDAR NO FUNCIONAMENTO DO EMPREENDIMENTO?

A localização é estratégica: próximo ao Porto, às empresas nacionais e internacionais que atuam na região e à rede hoteleira, assim como à futura Estação Intermodal, que promete concentrar os principais modais de transporte da cidade: balsas, barcas para o Guarujá, a futura estação do VLT, ciclovia e rodoviária municipal e intermunicipal.

– QUAL A PREVISÃO DE ENTREGA DA OBRA?

A previsão de entrega é final de outubro.

– RECENTEMENTE A FACHADA DO CENTRO DE CONVENÇÕES GANHOU UM MURAL GRAFITADO PELO RENOMADO EDUARDO KOBRA. A OBRA DESTACA QUATRO PAIXÕES DA CIDADE: PELÉ, PORTO, BOLSA DO CAFÉ E BONDE. O QUE O SENHOR ACHOU? COMO ISSO PODE IMPULSIONAR O FUNCIONAMENTO DO LOCAL? 

XXXXX 

–  O SANTOS CONVENTION CENTER TAMBÉM DEVE IMPULSIONAR O TURISMO?

A relação turismo de negócios e eventos com o turismo de lazer está muito alinhada. Os congressos médicos, que são o maior volume, tendem a tratar da agenda profissional durante a semana e o médico, em geral, leva a família para passar o final de semana na cidade do congresso. Essa é uma virtude de Santos. A escolha não se dá pelo tamanho: é o destino, a localização e a infraestrutura.

Além disso, o destino já era consolidado em eventos, porque já havia uma agenda sendo realizada no antigo centro de convenções. Devido à proximidade com a cidade de São Paulo, há uma oportunidade de fazer uma movimentação com o que já existia e também levar outros eventos para Santos. E tem também a pujança de todo o complexo logístico, com terminal marítimo inclusive. A gente olha com bons solhos esse conjunto de fatores.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.